Início / Diabetes / 8 Sinais Precoces da Diabetes Que Passam Despercebidos
sinais da diabetes

8 Sinais Precoces da Diabetes Que Passam Despercebidos

Fique atento(a) caso apareçam esses sintomas comuns que antecedem a diabetes

Em pesquisa feita pelo Ministério da Saúde e publicada pela Agência Brasil¹, o número de brasileiros com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos.

Já é difícil lidar com a doença sozinha, mas ela também aumenta os riscos de doenças cardíacas, derrame, falha renal, amputação de membros e morte.

Esses riscos podem ser diminuídos com tratamentos, mas o problema é que 1 em 4 pessoas não sabe que tem diabetes. E, quando descobrem, já passou da fase de pré-diabetes e irão precisar de tomar insulina e fazer uma dieta rigorosa para diabéticos.

Por isso, saber quais são os primeiros sinais da diabetes é essencial. Os sintomas sozinhos não servem de diagnostico, mas já o alerta para procurar ajuda médica.

Como tudo na internet, não se deve levar tudo ao pé da letra e se autodiagnosticar. Caso tenha suspeitas que tenha diabetes, vá a um profissional da saúde e faça os exames necessários.

Sede e Micção Excessiva

sede e micção excessiva

Um dos sintomas mais comuns da diabetes é muita sede e vontade de urinar toda hora. Se você está sempre com sede, e indo várias vezes ao banheiro, pode ser por excesso de glicose no sangue.

Quando isso ocorre, os rins têm que fazer hora extra para filtrar o açúcar, que é o que causa todo esse incomodo. Esse excesso de eliminação de urina pode causar desidratação, que leva a sede insaciável.

Perda de peso inexplicável e fome constante

Refere-se ao período que há uma perda de peso notável, sem qualquer relação com dietas ou exercícios físicos. É difícil apontar a quantidade de peso que você deva ficar alarmada(o). Porém se você está perdendo 5% do seu peso corporal em 6 meses a 1 ano, sem exercícios ou dieta, é bom procurar um médico.

Esse emagrecimento pode ser causado parcialmente pela eliminação de líquidos (micção excessiva). Embora a condição da diabetes prejudica a absorção de açúcar dos alimentos nas células, o que causa os problemas com apetite.

Cansaço Frequente (Fadiga Crônica)

fadiga e cansaço

Se está sentindo cansado e sem energia o tempo todo, e está com outros sintomas nessa lista, pode ser desidratação. Mesmo que essa não seja a raiz do problema, novamente a diabetes ataca prejudicando seu corpo em utilizar açúcar para dar energia.

Visão Embaçada

Não confunda com problemas oculares. Caso você sempre teve visão perfeita (20/20), e está experienciando visão embaçada de forma repentina, pode ser o excesso de glicose engrossando seu sangue.

Quando isso acontece, o seu corpo puxa fluidos de tecidos vizinhos para compensar, os olhos não são uma exceção.

Devido a essa diminuição no fluido ocular, torna-se difícil para eles focarem. Se deixado sem tratamento, diabetes pode formar novos vasos sanguíneos em sua retina. O que pode causar problemas de visão (catarata), e até cegueira total.

Dificuldades na Coagulação de Feridas

Sabe-se que diabetes faz com que machucados cicatrizem mais vagarosamente do que numa pessoa sem a condição. Mas pessoas com indícios de pré-diabetes também podem ter a coagulação afetada.

É possível que altos níveis de açúcar no sangue interfiram com a capacidade natural do corpo de cicatrizar ferimentos. Porém mais pesquisa é necessária para dar informações mais conclusivas nesse assunto.

Infecções Frequentes

Assim como a doença interfere na cicatrização, não há resposta concreta porque pessoas com diabetes estão mais propensas a dar infecções. Médicos e pacientes concordam que esse aumento na frequência de infeções é um sintoma comum da diabetes.

As infecções mais comuns são a da bexiga e vaginais (nas mulheres).

Formigamento nas extremidades dos membros

Também conhecida como neuropatia diabética, essas sensações são resultado de danos aos nervos, causados por alto nível de glicose no sangue.

O sangue mais espesso, e rico em açucares tende a tomar poder sobre as fibras nervosas do corpo, particularmente nas pernas e pés.

Problemas de Pele

Vitiligo

Um dos sintomas mais óbvios da diabetes é o aparecimento repentino de várias doenças de pele. Elas podem causar a formação de bolhas, carbúnculos e nos piores casos, grandes lesões conhecidas como bullosis diabeticorum.

Ela também pode afetar a coloração da pele, causando vitiligo, que clareia partes da pele. Ou acanthosis nigricans, que é conhecida por escurecer a pele ao redor do pescoço e axilas.

Leia também: Melhores tratamentos para diabetes

Referências:

¹http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-04/pesquisa-revela-que-diabetes-no-brasil-cresceu-618-em-dez-anos

http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/diabetes/in-depth/diabetes-symptoms/art-20044248?pg=2

https://my.clevelandclinic.org/health/articles/skin-conditions-in-diabetes

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *