Início / Nutrição Para Diabéticos / Benefícios do Quiabo Para Diabetes
benefícios do quiabo para diabetes

Benefícios do Quiabo Para Diabetes

Descubra os benefícios do quiabo para diabetes e pare de se preocupar com seu índice glicêmico

O uso de água com a baba do quiabo para tratamento de diabetes está ganhando força nos últimos meses. Devido a isso ela já está sendo chamada de “superalimento” para pessoas que têm diabetes ou são geneticamente pré-dispostas a desenvolver a doença.

O quiabo, bastante conhecido no Brasil e usado em vários pratos típicos como galinha com quiabo. Não se sabia ainda dos benefícios da água de quiabo para reduzir os níveis de glicose do sangue até agora.

Pesquisadores descobriram recentemente esse novo uso para o quiabo na reversão do diabetes e prevenção de câncer. Um estudo em particular menciona que a água de quiabo melhorou os níveis de glicose em ratos que tinham diabetes gestacional.

Na Turquia, sementes de quiabo torradas são usadas a muito tempo para tratar diabetes, e há outro estudo que comprova um efeito positivo em baixar a glicose.

Conhecido cientificamente como Abelmoschus esculentus e Hibiscus esculentus, o Quiabo pertence a mesma família do algodão e do hibisco. Contém potássio, vitamina B, vitamina C, ácido fólico e cálcio. Tem baixo valor calórico e alta quantidade de fibras solúveis. O tornando a escolha ideal para nutrir o corpo e tratar várias doenças.

Devido a isso, quiabo tem sido sugerido por médicos para ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes do tipo 1, 2 e diabetes gestacional.

Continue lendo para conhecer seus benefícios contra a diabetes, e se vale a pena usá-lo no controle de sua diabetes.

Fibras Solúveis:

Como mencionado no início, quiabo é rica em fibras, oito talos contêm em torno de 3gr de fibras. Fibras são conhecidas por ajudar na digestão, aumentar a saciedade e auxilia também quem tem problemas de intestino preso.

Um aumento na ingestão de fibras também tem sido relacionado a uma melhora no controle glicêmico e melhora na sensibilidade a insulina.

Auxilia contra o estresse:

Existem evidências que o extrato das sementes do quiabo contem antioxidantes, que tiveram efeito anti-estresse no fluxo sanguíneo de ratos. Controlar os níveis de estresse é uma parte importante no controle da diabetes. Pois, altos níveis de estresse ao longo tempo podem levar ao aumento do açúcar no sangue e resistência a insulina.

A saúde mental também deve fazer parte do tratamento de diabetes, e usar o extrato das sementes de quiabo pode auxiliar a manter o estresse longe.

Pode diminuir o colesterol

Em estudos feitos em ratos de laboratório, foi descoberto que o quiabo ajudou na redução dos níveis de colesterol no sangue. A Associação Americana do Coração menciona que pessoas diabéticas, tem chances de ter níveis de colesterol elevados, o que é um em si um risco.

Diabetes combinada com colesterol alto é um risco que o portador de ambos não pode dar a luxúria de ostentar. Por isso, é crítico que se faça uma dieta para diabéticos e controle também os níveis de colesterol.

Benefício contra a fadiga e ajuda na recuperação

Esse estudo indica que os níveis de fadiga e tempo de recuperação podem ser melhorados com o uso do quiabo. Incluindo o quiabo na sua dieta e uma rotina de exercícios saudáveis, você estará apto a exercitar por mais tempo, além de se recuperar mais rapidamente.

Atividade cardiovascular é parte essencial em prevenir e tratar diabetes. E incluir a planta em sua rotina pode te dar o benefício de ter uma vida mais ativa e saudável.

Conclusão dos benefícios do quiabo para diabetes:

agua da baba de quiaboÉ importante entender que não se trata de um substituto para a insulina. Por isso, não se pode dizer que o quiabo e sua água é uma cura natural para os tipos de diabetes.

Porém, não se deve descartar seu uso no tratamento da condição. Visto que há vários benefícios no tratamento da diabetes e controle dos níveis de açúcar no sangue.

Em um estudo foi mostrado que algumas substancias presentes no quiabo bloqueiam a absorção de metformina. Um remédio comumente usado para controlar os níveis de glucose. Se você está fazendo tratamento com metformina, quiabo não deve ser o tratamento holístico que você deve experimentar.

Consulte com seu médico sobre alimentos que ajudam a controlar a diabetes.

Se é possível que você tenha uma vida mais tranquila, sem se preocupar com os efeitos da diabetes. Por que não tentar?

Referência:

http://www.healthline.com/health/diabetes/okra#6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *