Início / Como Controlar a Diabetes
como controlar a diabetes

Como Controlar a Diabetes

Quer saber como controlar a diabetes tipo 1, 2 naturalmente? Então confira nossas dicas!

O alto nível de açúcar no sangue ocorre quando seu corpo não consegue transportar o açúcar diretamente do sangue para dentro das células. A falta de controle pode levar a diabetes.

Vamos mostrar sete formas fáceis de controlar e reduzir o nível de açúcar na corrente sanguínea.

Essas dicas são boas para quem precisa controlar a diabetes e para quem quer evita-la.

Faça exercícios regularmente

O exercício regular pode ajudá-lo a perder peso e aumentar a sensibilidade à insulina, que significa que suas células ficam mais capazes de usar o açúcar disponível em sua corrente sanguínea.

Os exercícios também ajudam seus músculos a gastar o açúcar para obter energia para a contração muscular.

Boas formas de exercício incluem levantamento de peso, caminhada rápida, corrida, ciclismo, dança, caminhadas, natação e muito mais.

Controle a ingestão de carboidratos

Seu corpo quebra carboidratos em açúcares (principalmente glicose) e, em seguida, a insulina leva os açúcares para as células. Quando você come muito carboidrato ou tem diabetes, esse processo falha e os níveis de glicose no sangue aumentam.

Por isso, é bom planejar suas refeições adequadamente, o que pode melhorar o controle do açúcar no sangue imediatamente e também a longo prazo.

Aumente a ingestão de fibras

A fibra retarda a digestão de carboidratos e a absorção de açúcar. Por estas razões, promove um aumento mais gradual dos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, o tipo de fibra que você come pode desempenhar um papel diferente.

Existem dois tipos de fibras: insolúveis e solúveis. Embora ambos sejam importantes, a fibra solúvel especificamente demonstrou baixar os níveis de açúcar no sangue. Alimentos com fibras elevadas incluem vegetais, frutas, legumes e grãos integrais.

Uma dieta para diabéticos, rica em fibras pode ajudar a controlar o diabetes tipo 1, melhorando o controle do nível de açúcar no sangue.

Beba água e fique hidratado

Beber bastante água pode ajudá-lo a manter seus níveis de açúcar no sangue dentro de limites saudáveis. Além de prevenir a desidratação, isso ajuda seus rins a eliminar o excesso de açúcar no sangue através da urina.

A água potável re-hidrata regularmente o sangue, reduz os níveis de açúcar e reduz o risco de diabetes.

Tenha em mente que a água e outras bebidas não calóricas são as melhores. As bebidas açucaradas aumentam a glicemia, promovem o aumento de peso e aumentam o risco de diabetes.

Escolha alimentos com baixo índice glicêmico

O índice glicêmico foi desenvolvido para avaliar a resposta do açúcar no sangue a partir da ingestão de alimentos que contêm carboidratos.

Tanto a quantidade como o tipo de carboidrato determinam como um alimento afeta os níveis de açúcar no sangue.

O consumo de alimentos com baixo índice glicêmico mostrou reduzir os níveis de açúcar no sangue a longo prazo nos diabéticos tipo 1 e tipo 2.

Os alimentos com baixo índice glicêmico incluem frutos do mar, carne, ovos, aveia, cevada, feijão, lentilhas, legumes, batatas doces, milho, inhame, a maioria das frutas e legumes não amiláceos.

Obtenha sono de qualidade suficiente

Dormir o suficiente é ótimo e é necessário para uma boa saúde.

Os maus hábitos de sono e a falta de descanso também afetam os níveis de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina. Eles podem aumentar o apetite e promover o ganho de peso.

A privação do sono diminui a liberação de hormônios de crescimento e aumenta os níveis de cortisol. Ambos desempenham um papel importante no controle do açúcar em nossa corrente sanguínea.

Uma boa noite de sono é sobre quantidade e qualidade. É melhor ter uma quantidade suficiente de sono de alta qualidade todas as noites.

Perder peso

Manter um peso saudável irá melhorar sua saúde e prevenir futuros problemas.

O controle de peso também ajuda a manter níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue, controlar a diabetes  ou reduzir o risco de desenvolver diabetes.

Uma redução de apenas 7% do peso corporal pode diminuir o risco de desenvolver diabetes em até 58.

Você também deve estar consciente da circunferência da sua cintura, pois é talvez o fator mais importante relacionado ao peso para estimar seu risco de desenvolver a diabetes.

Uma medida acima de 88,9 cm para mulheres e de 101,6 cm para homens está associada a um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2.

Referência: ADA (American Diabetes Association)