Início / Tratamentos para Diabetes
tratamentos para diabetes

Tratamentos para Diabetes

Estou com diabetes, e agora? Conheça os tratamentos de diabetes e cuide-se!

Diabetes é uma doença séria que não deve ser tratada sozinha. Se fez exames de sangue, e os resultados destes, somados com os sintomas da diabetes indicam que você tenha a doença. O melhor a fazer é procurar um médico para que ele possa formular um plano de tratamento de diabetes para o seu caso.

Há alguns tratamentos alternativos para diabetes que ajudam a manter o açúcar no sangue baixo. Controlando esse aspecto da diabetes, você terá grandes chances de ter uma vida normal.

Caso já tenha consultado com um especialista em diabetes (endocrinologista), e ele tenha lhe passado remédios para diabetes e/ou insulina. Você pode usar os tratamentos naturais da diabetes mencionados aqui, para melhorar ainda mais seu quadro.

Lembrando que ainda há possibilidade de reverter a diabetes caso ela seja do tipo 2 (mellitus) ou pré-diabetes. E para isso há alguns livros especializados nesse assunto. Eles já ajudaram milhares de diabéticos a reverterem a diabetes e viverem sem preocupações.

Infelizmente para a grande maioria dos diabéticos que não sabem da existência desses métodos alternativos. Têm de seguir os tratamentos mais comuns, que são medicamentos, insulina, exercícios e dietas.

Tratamento De Diabetes Tipo 1 e 2: Insulina

insulina

Caso você faça parte do grupo que têm diabetes do tipo 1. Em que seu pâncreas não produz insulina o suficiente para fazer com que o açúcar seja usado como energia. A aplicação de insulina é o tratamento mais comum e recomendado.

Aprender a aplicar a injeção de insulina, ou ensinar alguém próximo de você a aplicar é desafiador. Porém, não é tão difícil quanto parece, e a prática leva a perfeição.

Há também uma bomba de insulina computadorizada que é programada pelo médico e que libera uma certa quantidade de tempos em tempos. Porém, é uma alternativa cara e não está disponível em todas as clínicas do Brasil, mas é interessante informar.

Existem Insulinas de 5 tipos:

  • Rápida ação: faz efeito em poucos minutos e duram entre 2 e 4 horas
  • Regular e curta-duração: leva em torno de 30 minutos para fazer efeito, e dura de 3 a 6 horas.
  • Intermediária: faz efeito entre 1-2 horas, e dura por até 18 horas.
  • Longa duração: demora 1-2 horas para fazer efeito, e dura além de 24 horas.
  • Ultralonga duração: faz efeito entre 1-2 horas, e dura até 42 horas.

Insulina humana e suína são as mais utilizadas no Brasil. Checar seu índice glicêmico durante o dia pode ajudar no tratamento. Assim seu médico irá decidir qual é a melhor e a dosagem necessária para regular a glicose no sangue.

Tratamento Para Diabetes Tipo 2: Medicamentos

Algumas pessoas com o tipo 2 de diabetes, só precisam de dieta e exercícios para manter a doença sob controle. Porém, outras pessoas precisam de medicamentos, que incluem a insulina (já mencionada acima), e remédios tomados via oral.

Remédios para diabetes funcionam de maneira diferente para reduzir a glicose no sangue. Alguns aumentam a produção de insulina pelo pâncreas, como:

  • Clorpropamida
  • Glimepirida
  • Metformina (alternativa para insulina em casos de diabetes gestacional²)
  • Glibenclamida
  • Nateglinida
  • Repaglinida

Esses medicamentos são os mais comuns para o tratamento de diabetes. Porém, há outros que agem de forma diferente, como:

  • Reduzem a absorção de glicose no intestino
  • Melhoram a forma que o corpo usa insulina
  • Reduzem a produção de açúcar pelo fígado, e melhora a resistência à insulina (metformina)
  • Bloqueiam a reabsorção de glicose nos rins e aumenta a eliminação dela pela urina

Tratamento Natural para Diabetes: Dieta e Exercícios

tratamento natural da diabetes

Uma nutrição balanceada, com horários definidos para comer, além de atividades físicas funcionam muito bem em manter a diabetes controlada.

Se você sofre com diabetes tipo 1, a dosagem da insulina será determinada pelo seu nível de atividade e dieta. Um equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gordura auxilia na manutenção saudável do índice glicêmico.

A diabetes tipo 2 surge justamente quando a dieta da pessoa não está indo bem. Doces e refrigerantes não são os únicos culpados pelo surgimento da diabetes mellitus. A obesidade causada por alimentos ricos em gorduras ruins também pode causar a doença.

As melhores dietas para diabéticos são as que são baixas em carboidratos e gorduras. Obviamente alimentos ricos em açúcar estão fora de cogitação, embora já existam receitas de doces e bolos para diabéticos. Dietas como a mediterrânea, paleo, são ótimas para quem têm diabetes ou é pré-diabético.

Exercícios e Diabetes

Atividade física não só ajuda diabéticos, como também previne o surgimento da doença em grupos de risco. É conhecido os inúmeros benefícios dos exercícios físicos, e no combate a diabetes não é diferente. Consulte com seu médico antes de iniciar qualquer atividade física, pois ele(a) saberá qual o melhor para você.

A prática de exercícios melhora a forma como o organismo usa a insulina, e pode auxiliar a diminuir o açúcar no sangue. Por isso, é importante consultar com seu endocrinologista.

Algumas pessoas podem ter queda abrupta dos níveis de glicêmicos durante o exercício físico. Essa queda de glicose é conhecida como hipoglicemia.

Se você sentir sintomas de hipoglicemia, o melhor a fazer é parar a atividade física e consumir algum lanche que contenha carboidratos. Espere 15 minutos e cheque seus níveis glicêmicos novamente. Caso ainda estejam baixos, consuma outro alimento que tenha carboidratos.

Outros benefícios do exercício para diabéticos é que eles melhoram a circulação, diminuem as chances de AVC e infarto. Eles também ajudam pacientes que estejam obesos ou com peso acima do normal a perderem peso.

É recomendada a prática de exercícios aeróbicos 3 vezes na semana, somando em torno de 150 minutos de atividade moderada, como caminhada. Musculação 2 vezes na semana também ajuda a fortalecer os músculos, consulte com seu médico qual o exercício recomendado para seu caso.

Conclusão dos tratamentos da diabetes

mudar rotina

Como pôde ver, a diabetes traz mudanças para a vida de quem têm, e os que estão a sua volta. Mas com acompanhamento médico, checagem dos níveis de glicose durante o dia, dieta e exercícios, há como tratar.

Alguns cuidados devem ser tomados por diabéticos para não agravar sua condição. A maioria está relacionada ao tratamento, que, ao ser percebido os sintomas da diabetes, deve ser medicado.

A oscilação de níveis de glicose é também causa de preocupação. Por isso é fundamental que se faça uma dieta, com alimentos permitidos para diabéticos. Alguns deles ajudam mais do que outros, como é o caso da água do quiabo para tratar diabetes e a batata yacon (Smallanthus sonchifolius). Cuidar dos dentes e gengiva é importante, já que doenças da gengiva são comuns em diabéticos.

Coloque em seus pertences algo que identifique que você tem diabetes. É comum ataques de hipoglicemia serem confundidos com sintomas de embriaguez, caso não conseguir se comunicar, mostre o cartão. Mas vai além disso, em caso de atendimento médico é necessário cuidado exclusivo em caso de pacientes diabéticos.

Esses são as maneiras mais comuns de tratar a diabetes. Compartilhe essa matéria com alguém que precisa conhecer os tratamentos disponíveis para diabéticos!

Referências: WebMD